sexta-feira, 31 de maio de 2013

Anita em Heidelberg

Se lêem o meu blog há já algum tempo, sabem que em Abril visitei duas cidades europeias muito conhecidas: Madrid e Frankfurt, das quais vos prometi contar mais coisas e mostrar algumas fotos.
E como o prometido é devido, hoje venho falar-vos de uma cidadezinha perto de Frankfurt, que visitei durante a minha estadia na Alemanha em casa de uns amigos.

Como Frankfurt é uma cidade relativamente moderna, porque foi bombardeada durante a guerra, decidimos visitar um lugar mais tradicional, e o escolhido foi Heidelberg.

Esta foto não é minha, mas como não tive oportunidade de ter esta visão fantástica da cidade, fui ao Google procurar só para vos mostrar ;)

Heidelberg é uma cidadezinha medieval alemã que fica a cerca de uma hora de comboio de Frankfurt. Foi a primeira cidade universitária da Alemanha e, como muitos generais do tempo da 2ª guerra mundial tinham estudado por lá, foi poupada à destruição. É também conhecida por ser a cidade mais romântica do país.

Os comboios na Alemanha, para estas distâncias, são bastante baratos! Pagámos cerca de 8€ ida e volta, cada um!



Foi o dia mais frio que passámos durante a nossa estadia na Alemanha. O tempo não estava famoso, o sol não queria aparecer e ainda chuviscou.




 Os Alemães andam muito de bicicleta, por isso há bicicletas e ciclovias por todo o lado!



Para além de gostarem de bicicletas, parece que os Alemães gostam muito do Natal. Apesar de já não estarmos na época dos seus famosos mercados Natalícios, há imensas lojas que vendem enfeites e outras coisas relacionadas! Cada uma mais encantadora que a outra!





Vi, por duas vezes, estes armários nas ruas. Ao que parece são pequenas livrarias que estão abertas a qualquer um, sem custos!





Para terminar a nossa visita, andámos ainda no funicular, que nos leva até ao castelo e ao cimo do monte (King's Throne), de onde podemos ter uma vista magnífica desta bela cidade!





sexta-feira, 24 de maio de 2013

Os Sons da Minha Infância


Gosto do cantar do galo. Lembra-me o campo, a terra da minha mãe numa manhã de Verão, o cheiro a bolos na cozinha acabados de fazer, o sol a nascer e a inundar os campos e as flores de brilho...

Gosto do cantar das rolas. Lembra-me um jardim, um sítio especial, brinquedos à minha volta espalhados na relva, uma tenda, toalhas de praia, fatos-de-treino, cachorros-quentes, a calmaria de uma tarde, uma lareira e uma piscina na primavera...

Gosto do cantar das cigarras.Lembra-me o Verão junto ao mar, o calor das três da tarde e a sombra de uma palmeira, relva fresca, flores cor-de-rosa de perfume intenso e uma leve brisa a correr na calmaria de uma altura em que o tempo parecia eterno...

Gosto do som das ondas a bater. Lembra-me aquelas noites de Verão em que o céu se cobre de tantas estrelas que até parece que caiem algumas ao mar, que na verdade não são mais do que pequenas luzes de barcos de pesca, que brilham pela madrugada dentro...

Gosto do apregoar do vendedor de cautelas na rua. Lembra-me lençóis cor-de-rosa a dançarem ao vento, a agitação reconfortante das ruas de uma cidade numa manhã de sol, um quiosque com revistas, o cheiro a café numa cozinha cheia de luz, roupa a ser estendida e a promessa de um dia recheado de brincadeira...

Gosto do som da chuva. Lembra-me o Outono, as folhas a cair, o conforto de um cobertor e de uma bebida quente, collans e meias por comprar, pássaros abrigados entre os ramos despidos de uma árvore e chocolates embrulhados em prata de várias cores...

Gosto de todos estes sons e de muitos outros, porque para além de me lembrarem momentos, lembram-me de toda uma vida.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Um Final de Tarde Muito Americano


Já há algum tempo que queria dar um saltinho à Loja Liberty American Store, em Lisboa. É um tipo de mercearia que vende apenas produtos americanos que não são comuns nas outras grandes lojas em Portugal, como M&M’s de manteiga de amendoim, refrigerantes Dr. Pepper e Mountain Dew, massa pré-feita e xaropes para panquecas (muito americanas!) e os famosos chocolates Hershey’s que vemos nos filmes e séries, entre muitas outras coisas.  

Ontem foi o dia! Depois de muito olhar, acabei por comprar dois chocolates Hershey’s, um negro e outro de leite (sabiam que também havia um branco que era de cookies and cream???). Também estive quase quase quase para comprar um pacote de macaroni and cheese pré-feito, mas depois decidi que, primeiro, vou experimentar fazer uma receita do site da BBC, que até tem um aspecto decente (quando fizer, informo-vos como foi).


Esta loja não existe apenas em Lisboa, se não me engano, também se encontra no Porto e as originais são dos Açores.

Depois desta visita, fui jantar com umas amigas ao The Great American’s Disaster, uma diner ali no Marquês de Pombal que imita o estilo americano dos anos 50. Já estive em outras, como a The Fifties ali no parque das nações, ou a The Big Apple perto do Campo Pequeno (que pertence à mesma gerência do American’s Disaster), mas esta é aquela onde mais gosto de ir. Sabiam que é uma das mais antigas hamburguerias de Lisboa? Foi a gerência deste restaurante que trouxe os primeiros hambúrgueres para Portugal, quando a maior parte da população ainda não sabia muito bem o que isso era… Por isso, contam com cerca de 35 anos de experiência no ramo! Eu cá comi um hambúrguer Twilight (com muito queijo) e um batido de chocolate óptimo! Não me aventurei na sobremesa porque no dia antes tinha comido um tabuleiro quase inteiro de brownies (hmmmmm… mais ou menos!), que a minha mãe fez, mas estou desejosa de lá voltar para provar a apple pie com gelado e para juntar o bolo de chocolate deles à minha lista aqui do blog (podes ver o primeiro post sobre isso aqui). 



Para terminar, queria apenas dizer que adicionei, aqui no lado direito do blog, uma ligação para o meu Instagram! Gostaria de ter novos amigos por lá, por isso, se tiveres conta e quiseres, partilha o teu username comigo!l


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Anita e os seus 25 Anos


Na quinta-feira passada fiz 25 anos!

É uma idade muito bonita. O que me faz confusão nisto tudo é ser também ¼ de século. Por isso tomei uma decisão! Vou continuar a fazer aniversários todos os anos, mas sempre 25!

Ficam aqui algumas fotos do dia que foi passado no Algarve, com alguns familiares…